Apostila Adobe Photoshop

Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Índice – Adobe Photoshop

INTRODUÇÃO .....................2
O QUE SÃO OS SOFTWARES..........3
ÁREA DE TRABALHO................3
Barra de menus – File...........4
Barra de menus – Edit...........6
Barra de menus – Image .........8
Barra de menus – Layers.........11
Barra de menus – Select ........12
Barra de menus –Filter .........13
Barra de menus – View...........16
Barra de menus – Window.........17
Barra de menus – Help...........18
APRESENTAÇÃO DAS FERRAMENTAS....19
Apresentação das ferramentas- Roll-ups ....20
APRESENTAÇÃO DAS FERRAMENTAS- ROLL-UPS.....21
TECLAS DE ATALHO ..........................22
ALGUMAS DICAS:.............................23

Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico

Introdução
Este treinamento apresenta conceitos básicos dos Softwares Paint Shop Pro 5.0 e
o Adobe Photoshop 5.0, na criação e manipulação de imagens a serem utilizadas
em confecção de produtos W3.
Estaremos trabalhando com os softwares Netscape Composer 4.05.
Este treinamento tem como objetivo obter conhecimento básico das ferramentas e
técnicas de tratamento de imagens, criação de icones para disponibilizá-los em
Web Pages.
A configuração mínima para execução dos softwares é a de um micro 486 DX4
com 8 Mb. de Ram e um disco rígido de 1.2 Gb. com 30% de seu espaço livre
para instalação.
Contudo, estes softwares atingem um melhor desempenho em micros Pentium
MMX com 32 Mb de Ram, com bom espaço de disco rígido para armazenamento
de imagens, pois estes arquivos têm por características serem de tamahos
extensos.
Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico
O que são os softwares
O Paint Shop Pro 5.0 e o Adobe Photoshop 5.0 são softwares para edição,
retoques e aplicações de efeitos em imagens gráficas, que são fotos e desenhos
inseridos em publicações, como por exemplo: revistas, jornais, livros, panfletos,
home-pages, etc....
O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido
pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros
programas da mesma categoria usados no mercado são o Paint Shop Pro 5.0 e o
Corel PhotoPaint e outros.
Estes dois softwares possuem vários recursos a serem dados, mas infelizmente
não cabe aqui explicar todos eles. A idéia do treinamento é passar para vocês
como fazer alguns títulos, botões, banner para ilustrar uma home page.
Área de trabalho
Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico
Barra de menus – File
Neste menu, encontram-se os comandos que permitem abrir um novo arquivo ou
imagem, salvar, escanear, configurar impressão e preferências do programa.

1
(New) abre uma nova janela;
(Open) abre arq. que já existe p/ editar seu conteúdo;
(Open As) abre um arquivo cuja a extensão está errada ou quando seu nome não constar na lista apresentada na caixa do comando Open. Utiliza
as mesmas extensões do comando anterior.

2
(Close) fecha o arq. que estiver ativo, sem encerrar o aplicativo. Se houverem modificações que não foram salvas, abre-se a opção de salvá-las antes de fechá-lo;
(Save) permite salvar o arq. em disco atualizando-o caso não o tenha, será pedido
um nome através do mesmo comando Save As;
(Save As) permite salvar o arq. com nome diferente do atual, permitindo assim
obter-se várias versões de um mesmo trabalho, ou mesmo nome em outro
diretório e/ou driver, ou ainda com extensões diferentes: *.PSD, *.PDD, *.JPG,
*.TIF, *.BMP, etc...
(Save a copy) permite salvar uma cópia da imagem exibida;
(Revert) permite retornar a imagem ao estado que se encontrava antes de
gravada.Atenção ao usar este comando, pois ele é irreversível.
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Barra de menus - File cont.
3 - (Place) inserir imagens (EPS file, PDF file);
4 - (Import) importar e exportar imagens;
5 - (Automate) Criar uma folha de contato,processar varias imagens em lote (simplifição de comandos)
6 - (File Info...) informações de arquivo...;
7 - (Page Setup) configura página e imprime; (Print) remete a página para impressão;
8 - (Preferences) configura as ferramentas e utilitários e Direções de cores;
9 -(Adobe Online) ;
10 -Aqui temos os últimos arquivos acessados;
11 - (Exit) para finalizar o Photoshop.
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Barra de menus – Edit
Neste menu, estão os comandos que permitem a edição da imagem.

1 - (Undo All) este comando desfaz a última operação realizada ou refaz a operação que acabou de ser desfeita (Redo).
Atenção: só há um Undo/ Redo por operação.

2 -(Cut) corta o ítem selecionado; (Copy) copia o ítem selecionado; (Copy Merged) copiar fundindo e colar; (Paste) insere a imagem ; (Paste Into) cola o objeto selecionado dentro de uma área selecionada; (Clear) Remover, limpar a área selecionada.

3 - (Fill) Preenche a área selecionada com a cor, opacidade e modo escolhido.
7
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Barra de menus - Edit cont...
3 - (Stroke):Permite o preenchimento de uma borda ao redor da área selecionada,
como um contorno ou moldura.
4 - (Free transform e Transform) Estes comandos permitem girar, torcer, escalar
e aplicar perspectiva a um objeto ou a uma imagem inteira.
5 - (Define Padrão) Definir fundos especiais.
Importante: O padrão definido não é salvo automaticamente em nenhum diretório.
Se você desejar criar uma biblioteca de padrões, crie um diretório e recorte a área
a ser definida como padrão (com o comando Crop ou ferramenta Crop) e salve
seu arquivo no diretório criado utilizando o comando Save As.
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Barra de menus - Edit cont...
6 - (Purge) Limpa todas as quatro opções ao mesmo tempo: Undo, Clipboard, Pattern e Histories.
Esta opção têm uma desvantagem - você perde o acesso ao que estiver
eliminado. Portanto, não deve fazer o expurgo do conteúdo do Clipbord se for
preciso colar mais tarde o que estiver nele. Além disso, depois de expurgar o
buffer Undo, você não poderá desfazer a ação imediatamente anterior ao expurgo.
Barra de menus – Image

1 - (Mode)
Grayscale: Converte a imagem ativa para
escala de cinzas, composta por 8 bits de
informações por pixel e utiliza de 0 a 255 tons
de cinza para simular a graduação de cor. Ao
pedir este comando surge uma caixa para sua
confirmação:
Dicard color information? (Descartar informação de cor?), ao clicar em OK a
imagem é convertida para escala de cinza.
Duotone: Utilizado para converter apenas imagens Grayscale em monotones,
duotones, tritones e quadritones. O monotone mistura o cinza utilizando uma tinta
que não seja a preta criando uma terceira cor; duotone, tritone e quadritone fazem
o mesmo processo utilizando duas, três ou quatro cores, respectivamente.
Para escolher a cor, clique sobre a amostra de cor. Ao clicar no gráfico, será
determinada a curva da cor, principalmente a sua máxima. Para cores escuras
não use mais de 75%. O botão Save salva o duotone utilizado no diretório
escolhido; enquanto o botão Load permite abrir as configurações de um duotone
salvo.
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Barra de menus – Image cont...
RGB color : Converte a imagem para modo RGB, que reproduz 16,7 milhões de
cores na tela utilizando apenas essas três cores: Red (vermelho), Green (verde) e
Blue (azul). As imagens RGB possuem três canais e 24 bits por pixel. Somente os
arquivos Bitmap não podem ser convertidos para RGB.
CMYK color : Converte a imagem par o modo CMYK, que utiliza as quatro cores
usadas na separação de cores no processo de impressão: C (cyan/ ciano), M
(mangenta), Y (yellow/ amarelo) e K (black / preto). As imagens CMYK possuem
quatro canais contendo 24 bits por pixel. Somente os arquivos Bitmap e
Multichannel não podem ser convertidos para este modo.
Lab color: Converte a imagem para o modo Lab, que utiliza três componentes
para representar as cores: L (Lightness / brilho), a (controla as cores entre verde e mangenta) e b (controla as cores entre azul e amarelo). Este modo é formado por
três canais contendo 24 bits por pixel. Somente os arquivos Bitmap não podem ser
convertidos para este modo.

2 - (Adjust): Algumas imagens necessitam de ajustes de brilho, contraste,
intensidade, saturação etc... para que seja reproduzida melhor. Os ajustes
existentes são variados e em grande número, portanto serão esclarecido no
decorrer deste treinamento.
Levels: Ajusta o brilho e o contraste da
imagem através dos valores dos meios
tons, sem alterar drasticamente as
sombras (pixel escuros) e os hightlights
(áreas claras). Permite especificar qual a
área mais escura (conta-gotas preto), o
meio tom (conta-gotas cinza) e a área
mais clara (conta gotas-branco).
Com essa caixa de diálogo, você pode
ajustar rapidamente todos os tons dentro
de uma imagem, quer seja cores ou
escala de cinza.
Para aplicar os mesmos ajustes em múltiplas imagens, dê um clique no botão
Save na caixa de diálogo Levels para salvar um arquivo contendo as definições
feitas. Dê um clique no botão Load p/ carregar essas definições de volta p/ a caixa
de diálogo a qualquer hora.
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Barra de menus – Image Adjust cont...
Auto Levels: aplica um ajuste automático.
Ao manter pressionada a tecla ALT, torna-se Options, onde será definido a
proporção de preto (Black Clip) e de branco (White Clip).
Ao pressionar ALT, o botão Cancel transforma-se em Reset, permitindo que a
caixa volte as suas configurações originais. O botão Save salva as configurações
no diretório desejado e o botão Load, abre as configurações salvas.
Em Output altera-se o contraste da imagem, onde o triângulo preto representa as
áreas escuras; e o branco, as áreas claras.
Em Input Level altera-se o brilho da imagem, onde o triângulo preto representa as
áreas escuras; cinza, os meios tons; e o branco, as claras.
Color Balance: permite a mudança das misturas de cores na imagem, define a
parte da imagem que será alterada: Shadows, áreas escuras. Midtones, os
meios tons. Hightlights, as áreas claras. Movimente a seta em direção à cor que
precisa ser intensificada e afaste da que é necessário a redução. Defina também
qual canal de cor será alterado.
Brightness/Contrast: ajusta o brilho e o contraste da imagem ou seleção.
Hue / satation : ajusta as cores (matizes), suas saturações e brilho.
Você pode alterar uma cor por vez, conforme o modo de cor da imagem. Para
imagens em RGB, altere R, G e B. Para imagens em CMY, altere C, M e Y. Em
Master, todas as cores são alteradas ao mesmo tempo.
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Barra de menus – Image Adjust cont...
Hue é a cor propriamente dita: Puxe a seta na direção da cor que precisa ser
intensificada, afastando a cor que está sendo reduzida.
Saturation é a saturação da cor, a sua pureza. Para direita, aumenta-se
saturação; para esquerda, diminui-se a saturação.
Lightness é o brilho da cor.Clolorize - transforma a imagem em uma escala da cor
especificada em Hue.
Desaturate: desatura totalmente as cores da imagem, deixando-a em escala de
cinza.
Replace color : modifica também a cor, saturação da cor e o brilho da imagem.
Selective color , Channel Mixer , Invert , Equalize , Treshold , Posterize, Variations.
O comando Invert é freqüentemente confundido com o comando Inverse, o qual
reverte uma seleção.
O Comando Treshold transforma as imagens em áreas do preto e branco sólido
sem cinza.
O comando Variations permite ajustar imagens baseado em pequenas miniaturas
que mostram exatamente qual o efeito que as alterações terão.
Barra de menus – Layers
Nesta caixa de menu, encontra-se opções de criação novas camadas para imagens elaborada; duplicar uma camada e até realizar ajustes nas camadas
Maiores informações sobre camadas serão abordadas no caderno de exercícios.
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Barra de menus – Select
A maioria das Operações iniciam com uma seleção. Este comando permite
selecionar partes da imagem que não se tocam e você pode combinar seleções de
várias maneiras. Você pode também fazer vários modos - tais como pintar sobre a
área selecionada ou usar a ferramenta Pen para desenhar um contorno preciso da
área a ser selecionada. Você também pode salvar as seleções para o futuro.
(All) - seleciona toda a área da tela;
(Deselect) remove toda seleção ;
(Reselect) retorna a seleção removida ;
(Ivert) inverte a forma de seleção;
1
2
(Color Range) seleciona objetos pela faixa de cor;
3 - (Feather) seleciona pela característica de área da imagem e (Modify)
seleciona setores modificados;
4 - (Grow) aumenta área selecionada e (Similar) seleciona áreas indênticas;
5 - (Transform Selection) transforma uma seleção. Geralmente é difícil entender
o efeito dessas transformações em uma seleção sem experimentá-la.
6 - (Load Selection...) leva a tela até a àrea selecionada e (Save Selection...)
grava á área selecionada.
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Barra de menus –Filter
Neste menu contem diversos filtros que permitem acertar a imagem, encobrindo
pequenos defeitos ou aplicar efeitos especiais. Os cincos filtros blur permitem
suavizar as áreas onde as arestas são agudas, removendo o contraste;
Exemplos:
(Artistic) cria efeitos de aquarela, pastel rugoso, lápis
de cor, etc;
(Blur) cria um leve efeito de embaçamento que pode
ser usado para diminuir o contraste e eliminar os defeitos
em transições de cores;
(Blur More) produz um efeito três a quatro vezes maior que o comando anterior;
(Gaussian Blur) permite controlar o embaçamento desde uma leve suavização até uma névoa espessa que desfoca totalmente a imagem. Permite eliminar ou
disfarçar o moiré das imagens escaneadas de impressos.
(Radius) controla o nível de embaçamento (0 - 255).
Quanto maior maior o efeito;
(Motion Blur) cria a ilusão de movimento. Reproduz o efeito de fotografar o objeto
em movimento usando um alto tempo de exposição;

Angle - controla a direção do movimento (-360 a 360).
Pode-se arrastar o raio do circulo ao lado.

Distance - controla a itensidade do embaçamento (1 a 999).
(Radial Blur) produz um efeito de movimento na imagem, como se a câmera

estivesse dando um zoom ou girando;
Amount - Controla a itensidade do efeito (1 a 100).
Blur Method - Spin, embaçamento em círculos cocêntricos, como se a
imagem estivesse girando. Zoom, embaçamento em linhas que se ampliam
pelo centro.
Blur Center -preview em forma wireframe (esqueleto) onde é
possívelarrastar o centro do efeito clicando e arrastando no ponto central.
Quality - draft, mais rápida porém com resultado granulado. Best, resultado
suave, porém demorado. Good, qualidade entre os itens anteriores.


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Barra de menus - Filter cont.

(Distort) produz efeitos de distorção geométrica na imagem ou seleção;
(Displace) usa um segunda imagem como um mapa de deslocamento,
respeitando as configurações da caixa;

Horizontal Scale desloca para a direita ou esquerda, conforme o valor de
cor da segunda imagem (mapa de deslocamento). Valor claro desloca para
esquerda e valor escuro, para a direita.

Vertical Scale desloca para a cima ou para baixo, conforme o valor de cor
da segunda imagem (mapa de deslocamento). Valor claro desloca para
cima e valor escuro, para baixo.

Displacement Map:

Stretch to Fit, transforma o tamanho da segunda imagem para que ela
corresponda ao tamanho da imagem que estará recebendo o efeito.
Tile, usa a segunda imagem como um padrão de repetição.

Undefined Areas:

Warp around, repete os pixels ao redor da borda da imagem para dentro;
Repeat Edges Pixels, repete os pixels da borda da imagem para fora; (Pinch)
comprime ou expande a área selecionada, amount controla a itensidade do efeito
(-100 a 100) valor negativos expandem a área selecionada e valores positivos,
comprimem;
(Polar Coordinates) converte a área selecionada ou imagem de uma forma para
outra, convert retangular to polar estica objetos circulares, como se estivessem
"derretendo"
(Ripple) Produz um padrão ondulante na seleção, como ondulações na superfície
da imagem, Size define o tamanho da ondulação. Small, ondulações pequenas.
Median, ondulações médias. Large, ondulações grandes e Amount, controla a
intensidade do efeito.


Estes são exemplos de alguns filtros existentes neste menu, mais informações
sebre filtros serão abordadas no caderno de exercícios.



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Barra de menus - Filter cont.

Exemplos de filtros:

Artistic, dão outra aparência a imagem, tornando-a com aspecto menos artificial;
Blur, suavizam uma seleção ou imagem e são úteis no retoque de fotografias;
Brush Stroke, é usado somente para um perfeito acabamento em seus trabalhos,

usando diferentes tipos de Brush e efeitos;

Distort, são usados para distorcer uma imagem geometricamente, criando efeitos
plásticos e de 3D;
Noise, permitem acrescentar ou retirar ruidos de uma imagem. Podemos remover

problemas em áreas específicas, criar texturas (como as usadas em papel de
parede). Tambem são úteis em dar uma aspecto mais realistico a áreas retocadas.

Pixelate, agrupam pixels em células;
Render, permite criar um agrupamento de padrões, variando as cores de primeiro
(Foregroud) e segundo plano(Background) plano;


Sharpen, permite melhorar o foco de uma imagem, aumentando o contraste dos
pixels adjacentes;
Sketch, permite criar efeito de arte-final em imagens;
Stylize, permitem criar efeitos exagerados em imagens, deslocando os pixels;
Texture, permitem acrescentar texturas a imagens;
Other, são úteis para trabalhar com máscaras (modificar)
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Barra de menus – View
Os elementos citatados nesta página referente a camadas, caminhos, guias e
grades terão no decorrer deste treinamento, referências mais detalhadas.
1 - (New View) modifica a visualização do objeto;

2- (CMYK Preview) prévia CMYK e Alarme de
Gamut;

3 – (Zoom In) aumenta a imagem;

(Zoom Out) diminui a imagem;

(Fit on Screem) amplia ou reduz a imagem
para visualização na tela;

(Actual Pixels) amplia para o tamanho dos
pixels;

(Print Size) imprimir no tamanho

4 - (Hide or Show Edges) remover ou exibir bordas;
(Hide or Show Paths) remover ou exibir caminhos;

5 - (Show or Hide Rullers) exibir ou remover réguas na janela da imagem;

6 - (Show or Hide Guides) exibir ou remover guias;
(Snap to Guides) prender as guias;
(Lock Guides) ver guias;
(Clear Guides) limpar guias;

7 - (Show ou Hide Grid) exibir ou remover grade e (Sanap to Grid) prender a
grade.


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Barra de menus – Window

Nesta caixa você encontra uma lista de comandos que aparece quando você clica
na Barra de menus. Clique em um nome de menu para exibir uma lista de
comandos utilizados para acessar várias funções.

1 - (Cascade) exibe imagens em cascata;
(Tile) exibe imagens de modo recortado;
(Arrange Icons) organiza os icones ;
(Close All) fecha todas as janelas de imagens;

2 - (Hide Tools) remove ou exibe as ferramentas
na área de trabalho;

3 - Os itens nestas áreas do menu View são
relativos a exibição ou remoção dos Roll-ups
de auxílio que existem na área de trabalho do
Photoshop.

4 - Aqui temos também a exibição e informações
das imagens abertas no Photoshop.

5 - (Show Layers) exibe a palheta de layers (camadas);

(Show Channels) exibe diversos canais ao mesmo tempo;

(Show Paths) é uma maneira efetiva para selecionar bordas com precisão

6 - (Hide History) Desfazer mais de um comando;
(Show Actions) Automatizar um série de passos

7 - (Hide Status Bar) remove ou exibe a barra de estatus


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Barra de menus – Help

(Help) neste menu o usuário solicita as caixas de Diálogo referentes a auxílio do
manuseio do software ou informações sobre o mesmo.


Anotações:
Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico
Apresentação das ferramentas
A caixa de Ferramentas é a única caixa que estará sempre em tela ao abrir o
PhotoShop, portanto não precisará ser acessada por nenhum menu. Se você
desejar escondê-la temporariamente, aperte a tecla TAB, para trazê-la de volta,
aperte TAB novamente.
A Caixa de Ferramenta engloba as ferramentas
propriamente ditas, controle de cores, o controle de
modos e o controle de janelas.
Cada Ferramenta possui suas próprias configurações
de ponta de pincel (controlada pela Caixa Brushes) e
opções (controlada pela Caixa Options).

Para acessar estas duas Caixas, basta dar duplo
clique em alguma ferramenta na Caixa de Ferramentas
ou abri-las no menu Window > Palettes> Show
Brushes / Options.

1 - Nesta área, temos as ferramentas relativas a
seleção e movimento de áreas selecionadas.
Ao pressionarmos o ponteiro do mouse sobre a
ferramenta que apresenta um triângulo no canto
inferior direito, serão exibidas outras ferramentas
que se relacionam com funções e se encontram
agrupadas na ferramenta inicial.

2 - Nesta área, encontra-se as ferramentas relativas a pintura aerográfica e com
pincel; borracha e lápis (traço); carimbo e manchar (com dedo); aproximar
áreas (gota); clarear áreas (lupa).

Estas ferramentas são para realizar mudanças quanto a estrutura dos fundos da imagem.

3 - Nesta área, temos ferramentas como (pena e texto); (traço e graduação) ; cor
de fundo (balde) e captura de cor (conta gotas); move image (hand tool) e
aumenta imagem (zoom tool), que são relativas a inclusão, movimentação e
aumento da imagem.
Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico
Apresentação das ferramentas- cont.

4 - Os itens referentes a esta área da Caixa de Ferramentas são referentes a
mudanças de cores de primeiro plano (frontal) e do segundo plano (posterior)
e exibição da janela em que se encontra a imagem.

O tempo todo possui duas cores ativas - a cor de primeiro plano e a cor de
plano de fundo. Você pinta ou desenha com cor de primeiro plano, e se você
apaga pixels na camada Bacground o espaço é preenchido com a cor de plano de
fundo.

Apresentação das ferramentas- Roll-ups

Roll-ups são caixas de diálogos auxiliáres das ferramentas, sendo portanto, de
suma importância sua utilização em conjunto com ferramentas do software.

Exemplo Show Navigator:


1 - Exibe a percentagem, na qual a imagem se
encontra exibida.

2 - Ao clicar o ponteiro do mouse à esquerda, a
imagem será reduzida na janela que o exibe.
Ao clicar à direita, a imagem será ampliada.

2 a - Clique 2 vezes sobre este ícone e... note que a exibição da imagem na área
de trabalho será modificada (amplida). No Roll-up, a área demarcada pelo
contorno vermelho determina a parte exibida pela janela na área de trabalho.
Abaixo, pode-se notar a percentagem e a relação do ponteiro (triângulo)
perante a ampliação.

3 -
Deslise o triângulo com o ponteiro do mouse presionando sobre o mesmo; à
direita para ampliar a imagem e a esquerda para reduzí-la.

4 e 4a - Ao clicar sobre o trângulo, localizado no canto superior direito do Roll-up,
surgirá uma menu. No exemplo, temos apenas o ítem para alterar cores
do destaque de ampliação/ redução.

5 - Independente da ferramenta que esteja selecionada pelo usuário, exerce
sempre uma função de dar informação de falores do pixel da imagem editada
na janela.


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Apresentação das ferramentas- Roll-ups
Exemplo Show Info:

Note que a pasta referente ao item Info se encontra no mesmo Roll-up, que se

encontra o ítem Navegator. Assim, basta apens clicar com o ponteiro do mouse
para mudar a pasta do Roll-up.


Exemplo: Ao posicionar o ponteiro do mouse na

janela da imagem, (válido para qualquer
ferramenta selecionada), será exibida
informações quanto a tonalidade RGB, no modo
CMYK, posição do ponteiro e dimensão (no caso
de áreas selecionadas da imagem).

Anotações:


Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Teclas de Atalho

D Selecione as cores padrão (foreground -preto/background - branco)
x Altera as cores foreground e background
Q Alterna entre os modos Quick Mask Mode e Standard Mode
CTRL+ N Cria um novo arquivo
CTRL+ O Abre um arquivo existente
CTRL+ S Salva o arquivo atual
CTRL+Shift+S Atribui um novo nome ao arquivo atual (salvar como)
CTRL+ P Aciona a janela de impressão
CTRL+Shift+P Aciona a janela de configuração de página
CTRL+Shift+V Cola a imagem/texto dentro de uma área previamente selecionada
CTRL+A Seleciona todo o layer/imagem ativa
CTRL+D Retira a seleção de qualquer área/objeto previamente selecionado
CTRL+Shift+I Inverte a área selecionada
CTRL+Shift+D Aciona a janela Feather
CTRL+F Aplica o último filtro acionado
CTRL+ALT+F Abre a janela do último filtro ativado para alteração nas suas
caracteristícas
CTRL+ + Amplia (zoom) a área visualizada
CTRL+ Reduz
a área vizualizada
CTRL+ L Aciona a janela Levels (imagem/adjust - levels)
CTRL+Shift+L Aplica Auto Levels (image/adjust -auto levels)
CTRL+ M Aciona a janela Curves (image/adjust - curves)
CTRL+ B Aciona a janela Balance (image/adjust - balance)
CTRL+ U Aciona a janela Hue-Saturation (image/adjust -hue-saturation)
CTRL+ I Aplica o efeito invert (negativo) na imagem (image/adjust - invert)
CTRL+ J Cria um novo layer com conteúdo baseado na seleção do layer
atual


Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Algumas Dicas:


Os arquivos tem que ser pequenos para não prejudicar a transmissão de
dados. Eles chegam através da linha telefônica, que não foi construida com
esse objetivo, e por isso não suportam grandes quantidadesde bytes. É
fortemente recomendado que uma página não tenha mais do que 35Kb,
incluindo as imagens.

Além disso, existe o limite por causa da hospedagem da página no servidor,
que tem seu preço de aluguel diretamente ligado ao tamanho dos arquivos. Por
exemplo, nos provedores, os clientes têm direito a uma área grátis de 256Kb.
Se os arquivos ultrapassarem esse espaço, a área passa a ser cobrada.

A resolução de imagens na Internet é muito baixa: 75 d.p.i, portanto a
qualidade da imagem cai drasticamente, comparando com uma imagem
impressa tem uma grande diferença.

A melhor coisa a fazer é salvar uma imagem nos dois formatos e ver qual fica
com o menor tamanho em bytes. Quanto menor o arquivo mais rápido e para
carregar.

Quando for construir uma imagem procure usar um tamanho (largura e altura)
maior do que o desejado, pois você pode ajustar o tamanho depois.

Evite colocar muitas imagens numa página só, principalmente gifs animados.

Lembre-se que uma página não deve ultrapassar 35Kb. Se você tiver que
mostrar uma imagem que tem que ser vista em tamanhos maiores, use o
recurso de Thumbnail, ou seja: coloque um a versão reduzida da foto, clicavel
para uma página com foto maior. Assim, a pessoa clicará se tiver interesse e já
estará preparada para esperar. Não coloque qualquer gif, em qualquer lugar
sem função nenhuma, apenas porque ele é bonito ou engraçado.

Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Caderno de exercícios:
Como criar um novo arquivo


1 - Escolha a opção File, New
2 - Digite um nome para o arquivo na caixa de dialogo New.
3 - Escolha as unidades de medida e insira as dimensões para a altura do arquivo.
4 - Digite uma resolução para o arquivo.
Cada imagem que você cria, inicia com um arquivo novo. Ao criar o arquivo novo,


você especifica suas dimensões, resolução e modo de cor, dependendo do
destino final do arquivo.


Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Como criar um novo arquivo (continuação)


5 - Escolha o modo de cor no menu instantâneo Mode.
6 - Escolha um (plano de fundo) para o arquivo.
7 - Dê um clique no botão OK.
8 - Inicie a trabalhar na janela do arquivo.
Use a opção RGB para a Web e imagens de apresentação na tela, Bitmap para


imagens em preto e branco; Grayscale para imagem em tons de cinza, tais como


fotografias e CMYK para imagens que serão impressas.
O que venha ser um Bitmap?
São imagens de tom continuo que foram convertidas em série de pequenos
quadrados, ou elementos de figura, chamado pixels.



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Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico
Como mover uma imagem
1 - Escolha a ferramenta Move a partir da palheta Tool.
2 - Dê um clique e arraste a imagem para movê-la dentro de sua própria tela de
desenho.
3 - Arraste a imagem para outra janela a fim de copiá-la para outro arquivo.
Com a ferramenta Move, pode mover uma imagem dentro da sua janela ou
arrastá-la para outra janela de imagem. Em imagens sem diversas camadas, a
ferramenta Move movimenta a imagem inteira; se existir diversas camadas em
uma imagem, a ferramenta Move trabalha em camadas específicas ou camadas
vinculadas. ("Como trabalhar com camadas")
Dicas:
À medida que arrasta o cursor a fim de mover a imagem em linha reta para cima
ou para baixo e para a esquerda ou direita, mantenha pressionada a tecla Shift.
Ao usar a ferramenta Move em uma imagem sem camadas altera o plano de
fundo (background) de uma camada. Para salvar o arquivo em um formato
diferente do Photoshop, escolha primeiro a opção Layer, Flatten image para
alterar a camada de volta para um background.

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Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico
Como alterar a porcentagem de zoom
1 - Escolha a ferramenta Zoom a partir da palheta Tool.
2 - Dê um clique e arraste na imagem para almentá-la (zoom in)
3 - Use o comando Option+clique/alt+clique na imagem p/ reduzi-lá (zoom out)
4 - Se você deseja aumentar um área específica, dê um clique e arraste o mouse
para desenhar um contorno ao redor da área que deseja aumentar.
O Photoshop lhe permite visualizar imagens em qualquer tamanho do seu
tamanho real. À medida que você trabalha no Photoshop, descobre que pode
trocar entre as porcentagens de zoom freqüentemente, ampliando a imagem para
trabalhar nos detalhes e reduzindo-a para ter "uma visão geral"
Dicas:
O cursor da lente de aumento do zoom contém um sinal de ( + ) quando está
ampliando e um sinal de ( - ) quando está reduzindo
Para ampliar ou reduzir em uma percentagem específica, dê um clique na caixa de
percentagem do zoom no canto inferior esquerdo da janela, digite uma nova
percentagem e pressione Enter.

Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Como visualizar janelas em modos diferentes


1 - Dê um clique no botão Standard Screen Mode na palheta Tool
para ver a imagem na janela padrão

2 - Dê um clique no botão Full Screen Mode with Menu Bar na
palheta Tool para centralizar a imagem na tela inteira sem
ocultar a barra de menus

3 - Dê um clique no botão Full Screen Mode na palheta Tool para
preencher a tela com a imagem e ocultar a barra de menus.

Como visualizar partes diferentes de uma imagem usando o Show
Navigator


A palheta Navegator é uma maneira prática de navegar rapidamente em uma
imagem grande e ampliar ou reduzir partes da imagem, mantendo a visão de
onde se está em relação à imagem completa.


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Como trabalhar com guias não imprimíveis

Acrescentando guia vertical e horizontal:

Para acrescentar uma guia horizontal e/ou vertical, proceda da seguinte maneira:

View / Show Guides e View / Show Grids

Com qualquer ferramenta
(Tools) selecionada, arraste
a guia da barra horizontal ou

vertical até o ponto desejado.


Para alinhar a guia com a
régua, deixe pressionada a
tecla Shift enquanto arrasta a
guia horizontal ou vertical até o
ponto desejado.

Dica: Enquanto arrasta a guia Vertical ou Horizontal, mantenha a tecla Alt
pressionada para alternar entre as guias Horizontal e Vertical, ou vide e versa.


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Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico
Como trabalhar com réguas e guias não imprimíveis
1 - Escolha a opção View, Show Rulers ou pressione a combinação
ctrl+R para exibir as réguas.
2 - Dê um clique em uma régua e arraste-a para criar uma guia.
3 - Use a combinação Ctrl + clique e arraste o mouse para mover
uma guia; arraste-a até a régua para excluí-la.
4 - Escolha a opção View, Hide Rulers ou pressione Ctrl + R novamente
para ocultar as réguas.
As réguas e guias não são impressas e não aparecem na tela se não visualizarmos
uma imagem em qualquer programa diferente do Photoshop.
Para alterar as unidades da régua, dê um clique duplo na régua e escolha uma
opção diferente no menu instantâneo Units na caixa de diálogo Units & Rulers
Preferences.

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Como recortar uma imagem


1 - Dê um clique e mantenha pressionada a ferramenta Marquee na palheta Tool
e deslize o mouse para escolher a ferramenta Crop.

2 - Dê um clique e arraste sobre a imagem para definir a área que você deseja
manter.

3 - Dê um clique e arraste sobre os pontos para ajustar o tamanho e formato do
retângulo de recorte

4 - Pressione Enter para recortar a imagem ou pressione Esc para cancelar a
operação.

Recortar (ou Crop) é um procedimento que você remove as partes indesejáveis
de uma imagem para que ela mostre somente o que você quer ver.

Se mudar de idéia sobre qual parte da imagem deseja manter, pode mover o
retângulo de recorte inteiro dando um clique e arrastando-o.


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Trabalhando com seleção


1- Selecionar uma área geométrica
2- Selecionar uma área irregular
3- Selecionar uma coluna ou linha de pixels
4- Selecionar um objeto magneticamente

Exemplos:


1- Escolha a ferramenta Marquee retangular ou elíptica na palheta TOOL

2 - Dê um clique e arraste o mouse para definir uma seleção - mantenha a tecla
Shift pressionada enquanto arrasta para criar a seleção perfeitamente circular
ou quadrada.

3 - Dê um clique e arraste a seleção para movê-la.

4 - Para selecionar a imagem inteira, escolha a opção Select, All ou pressione a
combinação Ctrl+A


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Trabalhando com seleção – cont...

Dicas:

Para escolher diferentes ferramentas de seleção, dê um clique e mantenha
pressionada a ferramenta visível e escolha uma ferramenta no menu flutuante que
arece na tela.


Para criar uma seleção de tamanho ou formato
específicos, você usa as ferramentas (Marquee
Opitions)

Você também pode criar uma seleção selecionando
as partes da imagem que você não deseja incluir e,
depois, invertendo a seleção resultante.

Você também pode aumentar ou diminuir uma seleção. Crie uma seleção usando
qualquer método, escolha a opção Select, Modify, Expand para aumentar a
seleção ou opção Select, Modify, Contract para diminuí-la e por fim digite o
número entre 1 e 16 pixels e dê um clique no botão OK para ajustar a seleção.

Anotações:


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Como alterar o tamanho ou resolução de uma imagem


1 - Escolha a opção Image, Image size

2 - Dê um clique na opção Constrain Proportions para certificar-se que as
proporções da imagem permaneçam iguais.

3 - Dê um clique na opção Resample Image para alterar o tamanho mas não a
resolução; escolha a opção Bicubic no menu instantâneo Method.

4 - Dê um clique na opção Resample Image para desativá-la e vincular a
resolução ao tamanho da imagem.

5 - Para alterar o tamanho, escolha as unidades na área Print

O tamanho e a resolução estão estreitamente relacionados no Photoshop, portanto
esses dois atributos de imagem são controlados através da mesma caixa de diálogo.
Você pode escolher o redimensionamento de uma imagem com ou sem alterar a sua
resolução (resampling); se você permitir o resampling, a resolução da imagem não
se altera e, se não permitir, a resolução da imagem aumenta ou diminui em proporção
inversa ao tamanho da imagem.

Evite aumentar uma imagem ou aumentar a sua resolução se possível. Para conseguir
isso, o Photoshop precisa criar novos pixels na imagem e o software pode apenas
tentar adivinhar quais as cores que os novos pixels devem ter. As imagens
aumentadas freqüentemente são borradas, com detalhes fora de foco.

* Bicubic (Método de compactação de mais alta qualidade)
* Bilinear (método de compactação de qualidade moderada)

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Como alterar o tamanho da minha tela de desenho
1 - Escolha a opção Image, Canvas Size.
2 - Dê um clique em uma caixa na grade Anchor para determinar onde o espaço

extra será acrescentado.

3 - Digite novas medidas nos campos Width e Height (altura e largura).

4 - Dê um clique no botão OK para alterar o tamanho da tela de desenho.


Se uma imagem tem tamanho certo mas você deseja obter mais espaço nas suas
laterais para trabalhar, pode acrescentar esse espaço aumentando o tamanho da
tela de desenho da imagem. Essa operação aumenta o tamanho do arquivo sem
aumentar os elementos da imagem existente, preenchendo o novo espaço com a
cor do segundo plano (plano de fundo).

Dica:

Escolha a cor de plano de fundo antes de alterar o tamanho da tela de desenho.


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Como trabalhar na criação textos

1 - Type (cria um texto e cria uma nova camada
Layer)

2 -Type Mask (cria um seleção em volta do texto,
sem preencher com nenhuma cor, e sem criar
uma nova camada Layer)


3 -Vertical Type (cria um texto na vertical)

4 -Vertical Type Mask (cria também uma seleção
em volta do texto, sem nenhuma cor, só que na
vertical)


Dê um clique na ferramenta Type na palheta Tool.
Dê um clique na imagem onde você deseja inserir o texto.
Escolha uma fonte, tamanho e entrelinhamento.
Escolha uma cor dando um clique na amostra de cores. Dê um clique no botão


OK.

Escolha uma opção de alinhamento dando um clique nos botões Left, Center ou
Right Justified.
Insira o texto na metade inferior da caixa de diálogo, e dê um clique no botão Ok .



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Como trabalhar na criação textos


Leading (entrelinhamento dos caracteres)
Tracking (espaçamento entre uma linha)
Auto Kern (ajuste entre as letras para obter o efeito visual mais uniforme)
Anti-Aliased (suaviza os limites de uma imagem acrescentando pixels de cores
intermediárias entre pixels contrastantes)


Dica:
Antes de inserir um texto verifique se a cor de foreground (primeiro plano) esteja
definida coma cor que você deseja para texto.



Para digitar sobre fotografias , use a ferramenta color sampler para escolher uma
cor a partir da imagem - isso garante que a cor irá completar a imagem.

Para transformar texto em pixels, você tem que escolher a opção Layer, Type,
Render Layer. Antes de transformar em pixels uma camada de texto, crie uma
cópia dela e, depois torne-a invisível.


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Como desfazer o último comando e mais de um comando

1 - Escolha a opção Edit, Undo.
2 - Se mudar de idéia, escolha a opção Edit, Redo.


Os dois comandos mostram a ação que você está desfazendo ou refazendo. Eles
também contêm o nome da operação que esta desfazendo ou refazendo. Não se
pode desfazer operações que não afetam a imagem, tais como fazer alterações
nas preferências ou alterar as cores de primeiro e segundo planos.


Se for preciso desfazer mais de uma operação, usando a palheta History você
pode voltar passo a passo no processo de criação até o estado original de uma
imagem, ou para qualquer ponto ao longo do caminho.



1 - Escolha a opção

Window, Show

History.

2 - No menu da palheta
History, escolha a
opção History Options.

3 - Insira o número de
comandos que a palheta
History deve exibir.

4 - Para excluir passos na palheta History sem afetar os passos adjacentes, dê um
clique na opção Allow No-Linear History.

Dê um clique em um comando na lista para retornar a imagem ao seu estado logo
antes desse comando. Ou arraste o comando para a lixeira a fim de removê-lo da
lista sem remover o efeito do comando na imagem.

Se está usando a opção Non-Linear History e volta para um estado anterior da
imagem e faz uma alteração, essa alteração é acrescentada á lista de alterações
no final. Sem essa opção, todas as outras alterações depois do ponto no qual
você voltou seriam excluídas.

Embora a opção Non-Linear History atravanque um pouco a palheta History, é
um a forma de deixar todas as suas opções em aberto.

cont..


Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Pode criar um novo documento baseado em qualquer passo na palheta History
arrastando esse passo até o ícone New Document, o ícone da mão na esquerda
da parte inferior da palheta. O novo documento mostra a imagem com esse passo
executado.

Nesta mesma palheta temos também a opção de Actions, que automatiza uma
série de passos.

Anotações:


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Abrir uma imagem de vetor EPS e inserir dentro de outra imagem

Para abrir:


1 - Escolha a opção File, Open,
localize o arquivo que deseja
abrir e dê um clique no botão
Open


2 -Dê o valor desejado da altura e
largura da imagem


3 -Depois escolha o modo de cor
(mode) e dê um clique no
botão OK, para abrir o
arquivo


Para inserir:

Para incorporar imagens EPS ou PDF em uma imagem existente do Photoshop,
use o comando Place. Ao inserir uma imagem, o Photoshop a coloca na imagem
existente em uma nova camada que permite movê-la e redimensioná-la.

O Photoshop permite converter arquivos EPS de vetor, tais como os criados pelo
CorelDraw ou o Ilustrator, em imagens baseadas em pixels para que você possa
trabalhar com elas.

Se pretende usar na tela a imagem que está convertendo, deve escolher uma
resolução baixa (72 pixels e escolher a opção Anti-Aliased). Pois essa opção
borra levemente os limites dentro da imagem para que pareçam mais suaves em
baixas resoluções.

Dica:

EPS é um formato de arquivo usado para imagens de bitimap, como no
Photoshop, e imagens vetor, como nos programas de desenho como Ilustrator,
Corel...

Bitmap ou BMP é um formato de um arquivo comumente utilizado no ambiente
Windows (muito grande para ser utilizado na Internet).



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Salvar arquivos

Se a imagem tem camadas, é preciso escolher a opção Layer, Flatten Image
antes de salvá-la em qualquer formato diferente do formato do Photoshop.(PSD)

O formato usado para as imagens na Web é o GIF. É usado para desenhos
simples e imagens com cores sólidas; as imagens fotográficas têm uma aparência
melhor quando salvas no formato JPG.

GIF - É um formato de arquivo originado pela CompuServe e amplamente usado
na Internet, ele utiliza 256 cores, e por isso não é muito bom para fotos, mas
permite que reduza bastante o números de cores. O arquivo GIF compacta menos
mas se descompacta mais rápido do que o JPG, e ainda tem a vantagem de
poder ser transparente (GIF89a), animado e entrelaçado.

Entrelaçado - permite que a imagem seja mostrada por inteiro e vá se definido "
melhorando o foco" , conforme for carregada em uma página na Internet.


Para gerar um arquivo
transparente (GIF89a) escolha a
opção Export

JPG - é o formato mais freqüentemente usado para fotos na Web. Ele proporciona
um compressão incrível que pode criar arquivos de imagem bastante pequenos;
entretanto, quanto mais compressão se usa, maior é a probabilidade de que a
imagem seja visualmente degradada, portanto é uma boa idéia testar diferentes
níveis de compressão em diferentes imagens.

Não edite arquivos JPG ou GIF, eles são comprimidos toda vez que você os
salva, portanto a qualidade da imagem diminui a cada compressão. Então retorne
ao arquivo Photoshop original para fazer as alterações e, depois, salve-os
novamente.


Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Dica:

Tenha sempre na sua área de trabalho um diretório PSD, pois é neste diretórios
que vão ser salvas as imagens no formato Photoshop (PSD) para preservar uma
versão não comprimidas (em camadas).

Os arquivos Baseline JPG são os mais compatíveis com todos os navegadores
da Web, os arquivos Baseline Optimized JPG não são compatíveis com todos os
navegadores, mas possuem cores melhores, e os Progressive JPG iniciam a
exibição antes que o arquivo inteiro seja transmitido para o usuário, assim como
os arquivos Gif entrelaçados.

Anotações:


Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Como trabalhar com camadas (Layers)

As camadas (Layers) permitem manter os diferentes elementos dentro de uma
imagem organizadas para que você possa mover, ocultar, duplicar e editar esses
elementos sem afetar o resto da imagem. A Palheta Layer do Photoshop é o
centro de controle das camadas, permitindo que você reordene, oculte e crie
novas camadas. As camadas de ajuste especiais podem conter efeitos que
existem independentemente dos elementos de imagem, o que permite revisar os
efeitos através do processo de criação da imagem.


1- Escolha a opção Window, Show Layers para exibir a palheta Layers
2 - Para acrescentar uma camada, dê um clique no botão Add Layer
3 - Para excluir uma camada, arraste-a até o ícone da lixeira.
4 - Para alterar a ordem de empilhamento da camada, arraste-a para cima ou para

baixo na palheta.
5 - Dê um clique na camada e escolha um modo no menu instantâneo para
alterar um mistura de camada

6- Dê um clique na camada e insira uma nova porcentagem no campo Opacity

para alterar a opacidade de uma camada
7- Dê um clique no ícone do olho ao lado do nome de uma camada para ocultá-la
8- Área de trabalho

Na palheta Layers, a camada superior equivale à parte da frente e a camada
inferior equivale à parte de trás. Em outras palavras, a camada superior na palheta
está na frente de todas as camadas mostradas abaixo dela.


Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Trabalhando com camadas....
Para renomear uma camada:

Dê um clique duplo no nome da camada que você deseja renomear.
Insira um novo nome no campo Name.
Dê um clique no botão Ok para aplicar a alteração


Para criar uma máscara de camada:

A máscara de camada são partes de uma imagem que estão ocultas e não
excluídas. Usar máscaras é uma boa maneira que permitem que a imagem
transpareça totalmente através da máscara.


Escolha a opção Windows, Show Layers.
Dê um clique na camada que você deseja mascarar.
Faça uma seleção na imagem para definir a área que irá ser mostrada através da
máscara.
Dê um clique no botão Add Layer Mask na palheta Layers.
Use a combinação Alt+clique na miniatura da máscara da camada para ver a
máscara de camada.
Pinte na máscara de camada com preto, branco ou cinza para editá-la.
Dê um clique na miniatura da imagem da camada para retornar a visualização da
camada.


Para excluir uma máscara de camada, arraste a sua miniatura para o ícone da
lixeira na palheta Layers; na caixa de diálogo, escolha a opção para descartar
seus efeitos ou para aplicá-los excluindo as partes da camada que foram
mascaradas.



Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Trabalhando com camadas....

Para criar uma mascara de camada com conteúdo de outra camada:


Escolha a opção Windows, Show Layers.
Arraste a camada de mascaras p/ que ela fique abaixo de quaisquer camadas que
você deseja mascarar, use a combinação Alt +clique na linha que separa a
camada de máscara próxima camada.



Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Trabalhando com camadas....
Como criar chanfro em uma camada:


Escolha a opção File, New.
Abrir um arquivo de Width = 640 e
Height 61 pixels, inserir uma
camada.
Certifique-se de que a camada
desejada está ativa.



2 - Escolha a opção Layer, Effects, Bevel and Emboss.

3 - Escolha um estilo de chanfro no menu Style.

4 - Insira valores de opacidade nas áreas Highlight e Shadow.

5 - Insira valores nas opções Angle, Depth e Blur, e dê um clique no botão OK
para criar o chanfro.



Ferramentas Gráficas – Adobe Photoshop Básico


Aplicar filtros nas imagens
Exemplo:


1 - Escolha a opção Filter, Styllize, Find Edges


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Índice – Paint Shop Pro

INTRODUÇÃO .............................................................................................................................49
CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO...................................................................................49
CRIANDO UMA NOVA IMAGEM .................................................................................................50
INSERINDO TEXTOS ..................................................................................................................51
CONHECENDO ALGUMAS FERRAMENTAS: SELEÇÃO E CORTE..........................................52
CONHECENDO ALGUMAS FERRAMENTAS: EDITANDO IMAGENS........................................53
IMAGE BROWSER......................................................................................................................54
GRID E RÉGUA..........................................................................................................................55
TRABALHANDO COM LAYERS (CAMADAS).............................................................................56


Funções básicas de layers.....................................................................................................57
Unindo layers.........................................................................................................................58


AUMENTANDO E DIMINUINDO O NÚMERO DE CORES...........................................................59
DEFORMAÇÕES EM IMAGENS..................................................................................................60
INSERINDO EFEITOS .................................................................................................................61
FILTROS.....................................................................................................................................62



Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Introdução

O Paint Shop Pro 5 é um programa da Jasc Software. Este programa contém
várias ferramentas que permitem criar desenhos, pinturas, editar e retocar
imagens. É sofisticado suficiente para trabalhos profissionias e amigável o
bastante para iniciantes.

Uma das grandes vantagens deste software é a sua versão Evaluation (avaliação)
que é gratuita e disponível para download na Internet. O fabricante alerta que o
uso desta versão é legal durante trinta dias. Depois de sessenta dias instalado em
seu computador, o Paint Shop Pro não abrirá mais. Será necessário então adquirir
a versão licensiada.

Conhecendo a Área de Trabalho



Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Criando uma nova imagem

Para criar uma nova imagem, basta escolher o menu File, item New.
Pode-se também clicar neste botão existente na barra de
ferramentas.


Será exibida uma janela, que pedirá
por algumas especificações:

Em Width e Height, especificamos as
dimensões da imagem.

Em Resolution, a resolução.

É necessário também configurar a cor
de fundo (em Background color) e o
tipo da imagem (em
Image Type)


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Inserindo Textos

Para inserir texto em uma imagem, será necessário utilizar a ferramenta Text,
existente na paleta de ferramentas. Basta clicar com o mouse sobre o botão da
ferramenta e clicar sobre a imagem.


A janela Add Text será exibida. Nela devemos digitar o texto a ser inserido e
escolher as características que este texto terá, como a fonte, o estilo e o tamanho.
O texto será inserido na cor que está definida na Color Palette.

Uma vez posicionado na imagem, o texto é tratado com sendo também uma
imagem, não sendo possível realizar qualquer outra alteração por meio desta
janela.



Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Conhecendo algumas ferramentas: Seleção e corte


Zoom Clicando com o botão esquerdo do mouse, a visualização
da imagem aumenta; utilizando o botão direito do mouse, a
visualização diminui


Corte Seleciona uma área da imagem e descarta o restante.
Selecione uma área da figura e depois dê um clique duplo com o
mouse. A área fora da seleção será deletada


Mover Move partes da imagem


Seleção Seleciona uma área da figura a partir de um quadrilátero


Laço Seleciona uma área da figura à mão livre


Seleção Mágica Seleciona uma área com cores iguais


Seletor de Cores Com o botão direito, seleciona a cor de traço;
com o esquerdo, a cor de preenchimento


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Conhecendo algumas ferramentas: Editando imagens


Deformação Gira e redimensiona a parte selecionada

Pincel

Clone Clicando com o botão direito do mouse, você informa a área
a ser copiada. Utilizando o botão esquerdo do mouse, a área
informada é reproduzida

Substituição de Cor Substitui uma cor por outra

Retocador Retoca partes da imagem, suavizando ou clareando-a

Borracha Apaga partes da imagem

Tube Permite pintar a tela utiliozando "carimbos" (tubes)
existentes.

Spray

Balde Preenche uma área da figura com cor

Texto Insere texto na imagem

Linha Insere uma linha na imagem

Formas Insere formas geométricas na imagem


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Image Browser

O image browser é uma ferramenta do Paint Shop Pro que permite a navegação
entre diretórios (como no Windows Explorer).
Ao escolher um diretório, o Paint Shop exibe pequenos botões de
visualização para cada imagem existente neste diretório. Estas pequenas
imagens são chamadas de thumbnails. Ao dar um duplo clique num thumbnail, a
imagem correspondente é aberta. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre
um thumbnail, um menu será exibido, onde é possível deletar a imagem, renomeála,
copiá-la, etc. Cada vez que o conteúdo de um diretório é exibido, écriado um
arquivo de nome pspbrwse dentro deste diretório.


Para iniciar o Image Browser, clique em File e escolha Browse


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Grid e Régua

O Paint Shop dispõe de duas ferramentas para facilitar a construção de Imagens.
São elas o grid e a régua. O grid é uma grade que é exibida sobre a
imagem, que pode facilitar o posicionamento de objetos de forma alinhada. A
régua é exibida na horizontal e na vertical, e as coordenadas são
exibidas na barra de status.

Para exibir o grid, clique em View, Grid


Para exibir a régua, clique em View, Rulers


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Trabalhando com Layers (camadas)

No Paint Shop Pro você pode adicionar, remover e editar layers. Até que os layers
não sejam "fundidos", você pode tratá-los independentemente, editando-os
sem alterar outras partes da imagem.

Uma nova imagem é criada contendo um layer: obackground. Toda imagem
conterá pelo menos este layer. Depois, você pode adicionar quantos outros
layers desejar. A quantidade de camadas que podeser criada numa imagem
depende da memória do seu computador.


O modo mais fácil de trabalhar com layers é utilizando a Layer Palete, que
também dá acesso a outra janela, a caixa de diálogo de propriedades do
layer. É possível também trabalhar com layers através do menu Layers.

Para exibir/esconder a Layer Palette, clique neste botão na barra de
ferramentas
Cada layer na Layer Palette é exibido como um botão. Quando queremos

trabalhar em um layer específico, devemos deixá-lo ativo, e para tornar um
layer ativo basta clicar sobre seu respectivo botão.


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Funções básicas de layers


Botão que informa que o layer está visível. Clique-o para torná-lo
invisível.


Botão que informa que o layer está invisível. Clique-o para tornálo
visível.


Adiciona um novo layer.


Apaga o layer ativo.


Botão que informa que a proteção para transparência está
desativada. Clique-o para ativá-la.


Botão que informa que a proteção para transparência está
ativada. Clique-o para desativá-la.

Controle de transparência do layer. Clique e arraste para alterá-la.

Controla a maneira de como os pixels dos layers serão
sobrepostos.


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Unindo layers

Depois de trabalhar com várias camadas, e se fazer todo trabalho com as
mesmas, é interessante "unir" estas camadas, ou seja, fundí-las em um único
layer, para assim a imagem ocupar menos memória no seu micro.

É possível unir todas as camadas de uma imagem ou apenas quais forem
desejadas. Para unir layers, proceda da seguinte forma:

Para unir todos os layers da imagem:

Escolha, na barra de menus, Layers

Escolha o item Merge, sub item Merge All (Flatten)

Para unir alguns layers da imagem:

Deixe visíveis somente os layers que você deseja unir
Escolha, na barra de menus, Layers
Escolha o item Merge, sub item Merge Visible

Anotações:


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Aumentando e diminuindo o número de cores

Para aumentar o número de cores de uma imagem:
Escolha, na barra de menus, o item Colors
Escolha Increase Color Depth

Escolha o número de cores desejado


Para diminuir o número de cores de uma imagem:

Escolha, na barra de menus, o item Colors

Escolha Decrease Color Depth

Escolha o número de cores desejado



Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Deformações em Imagens

O Paint Shop é capaz de realizar uma série de deformações em imagens. Um
modo de aplicar estas deformações é utilizando o Deformation Browser.

Para acioná-lo clique, na barra de menus, no item Image, escolha Deformations,
sub item Deformation Browser.

No Deformation Browser é possível escolher o tipo de deformação (em
Deformation Name) e obter uma visualização prévia da aplicação da deformação
na imagem.


Anotações:


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Inserindo Efeitos

O Paint Shop pode aplicar vários efeitos em imagens (ou em parte delas).

Para aplicar os efeitos, clique, na barra de menus, em Effects e escolha o efeito
desejado.
Buttonize: Aplica uma borda tridimensional na imagem dando um aspecto de

botão na mesma.

Chisel: Aplica uma borda ao redor de toda seleção que lhe dá a aparência de
objeto entalhado.
Cutout: Cria a impressão de que uma parte da imagem foi removida, permitindo

que se veja o que existe atrás dela.
Drop Shadow: Aplica sombra na imagem.


Anotações:


Ferramentas Gráficas – Paint Shop Pro Básico


Filtros

Filtros alteram as cores dos pixels de imagens baseados na cor atualmente
selecionada e nas cores dos pixels vizinhos. Os resultados obtidos ao se
aplicar um filtro podem variar amplamente: desde pequenos ajustes certas
características da imagem até grandes mudanças em toda imagem.

A maneira mais prática de se aplicar filtros é através do Filter Browser. Para
acioná-lo clique, na barra de menus, em Image e escolha o item Filter Browser.


Anotações:


Ferramentas Gráficas – Animation Shop


Índice – Animation Shop

INTRODUÇÃO .............................................................................................................................64


A ÁREA DE TRABALHO DO ANIMATION SHOP .......................................................................64


GIF'S ANIMADOS.......................................................................................................................65


EXPLORANDO OS MENUS DO ANIMATION SHOP...................................................................66


Menu File ..............................................................................................................................66
Menu Edit.............................................................................................................................67
Menu View ...........................................................................................................................68
Menu Effects .........................................................................................................................68
Menu Window........................................................................................................................69
Menu Help............................................................................................................................69


O ANIMATION WIZARD: COMEÇANDO A MONTAR UMA ANIMAÇÃO.....................................70


Iniciando o Animation Wizard.................................................................................................70
Primeiro Passo......................................................................................................................70
Segundo Passo.....................................................................................................................71
Terceiro Passo ......................................................................................................................72
Quarto Passo ........................................................................................................................73
Quinto Passo.........................................................................................................................74
Finalizando ............................................................................................................................75


TEXTOS COM EFEITO................................................................................................................76


Entendendo o que é ..............................................................................................................76
Inserindo...............................................................................................................................77


EFEITOS DE TRANSIÇÃO ..........................................................................................................78


Entendendo o que é ..............................................................................................................78
Inserindo...............................................................................................................................79


O OPTIMIZATION WIZARD O QUE É?.......................................................................................80


Primeira Etapa.......................................................................................................................80
Segunda Etapa......................................................................................................................81
Terceira Etapa.......................................................................................................................82
Quarta Etapa.........................................................................................................................83



64
Ferramentas Gráficas – Animation Shop
Introdução
O Animation Shop é um programa que cria animações a partir de uma ou de
múltiplas imagens. A partir deste programa também é possível inserir efeitos e
transições entre as imagens para aprimorar ainda mais as animações criadas.
A Área de Trabalho do Animation Shop

Ferramentas Gráficas – Animation Shop


Gif’s animados

O Animation Shop salva suas animações no formato gif. Essas animações são
criadas a partir da exibição seqüencial de várias imagens, como num desenho
animado. Veja:


...se montadas em sequência, vão originar um passarinho voando.


Ferramentas Gráficas – Animation Shop


Explorando os menus do Animation Shop

Menu File

Animation Wizard Inicia o Animation Wizard
New Inicia um novo arquivo
Open Abre um arquivo existente
Close Fecha um arquivo aberto
Revert Descarta todas as alterações feitas desde a última vez que o arquivo foi
salvo
Save Salva um arquivo
Save As Salva um arquivo com outro nome
Save Frame As Salva o frame selecionado como uma imagem
Delete Apaga o frame selecionado
Optimization Wizard Inicia o Optimization Wizard
Page Setup Abre janelas para configuração de páginas para impressão (da
animação ou do frame selecionado)
Print Preview Abre janelas de visualização da impressão (da animação ou do
frame selecionado)
Print Abre a janela para impressão (da animação ou do frame selecionado)
Run Paint Shop Pro Inicia o Paint Shop Pro
Preferences Abre janelas para alterar configurações gerais do programa
Exit Sai do Animation Shop



Ferramentas Gráficas – Animation Shop


Menu Edit

Undo [Paintbrush] Desfaz a última ação (no caso, Paintbrush)
Cut Recorta o objeto selecionado para a área de transferência (memória)
Copy Copia o objeto selecionado para a área de transferência (memória)
Paste Cola o conteúdo existente na área de transferência
Empty Clipboard Esvazia o conteúdo da área de transferência
Insert Frames Insere um novo frame (do arquivo ou vazio)
Propagate Paste Propaga a ação "colar"em todas as animações
Delete Exclui o objeto selecionado
Duplicate Insere uma duplicata do objeto selecionado
Go To Frame Vai até o frame especificado
Reverse Frames Inverte a ordem dos frames selecionados
Flip Gira a imagem em 180 graus
Mirror Cria a imagem espelhada do objeto selecionado
Resize Animation Altera o tamanho da animação
Select All Seleciona todos os frames
Select None Desfaz todas as seleções da animação
Frame Properties Altera propriedades do frame selecionado
Animation Properties Altera propriedades de toda a animação



Ferramentas Gráficas – Animation Shop

Menu View


Frames Exibe/oculta o arquivo em frames
Animation Exibe/oculta o arquivo em animação
Zoom /n Exibe o arquivo com zoom (ampliado ou reduzido)
Actual Size Exibe o arquivo em seu tamanho natural
Toolbar Exibe/oculta a barra de ferramentas (toolbar)
Tool Palette Exibe/oculta a paleta de ferramentas (tool


palette)
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Animation Shop


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O Animation Wizard: Começando a montar uma Animação

O Animation Wizard é um guia que permite a construção de animações de um
modo bem simples. A montagem da animação é feita com um assistente passo-apasso
que permite que o usuário construa animações sem grandes problemas.

Iniciando o Animation Wizard

Para iniciar o Animation Wizard, clique no menu File e escolha Animation
Wizard.
Na barra de ferramentas também existe um botão de atalho para o Animation

Wizard. Basta clicar nele.


O Animation Wizard monta uma animação em passos. Em cada passo o usuário
informa algum tipo de configuração da animação. Para avançar um passo, basta
clicar no botão Avançar existente em cada janela. Se for necessário retornar
algum passo, basta clicar no botão Voltar. Clicando em Cancelar em qualquer
parte do Animation Wizard, a construção da animação será cancelada e todas as
configurações que já tenham sido definidas serão descartadas

Primeiro Passo

No primeiro passo do Wizard, é necessário definir qual será o tamanho total da
animação. Há duas opções para estas dimensões:

· Do mesmo tamanho do primeiro frame inserido
ou
· Do tamanho especificado nos campos Width e Heigth.

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Segundo Passo

No segundo passo do Animation Wizard informamos a cor que seráutilizada no
fundo da animação. Ela pode ser transparente ou definida pelo usuário.



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Terceiro Passo

Nesta etapa, é necessário configurar o que o Animation Shop fará se as imagens
da animação possuirem tamanhos diferentes.
Primeiramente configuramos o posicionamento das imagens.


Este poderá ser:

· Acima, no canto esquerdo do frame
· Centralizado no frame
Ajusta-se também neste passo o preenchimento que será utilizado quando uma
imagem posterior for menor que a anterior.

Este poderá ser:

· A cor selecionada como sendo a cor do fundo (no passo anterior)
· O fundo do frame anterior

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Quarto Passo

Na quarta etapa do Animation Wizard informamos quantas vezes a animação será
exibida (o número de repetições da seqüência) e por quanto tempo cada frame
será mostrado (em centésimos de segundo)



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Quinto Passo

É neste passo que definimos as imagens que serão utilizadas na nossa animação
e qual será a seqüência delas. Para adicionar uma imagem, clique em Add Image.
Para remover uma imagem, clique em Remove
Image. Para mudar a posição de uma imagem, clique em Move Up (para cima) ou
Move Down (para baixo).



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Finalizando

Esta é a última janela do Animation Wizard. Para finalizar o feitio da animação,
basta clicar em Concluir.



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Textos Com Efeito

Entendendo o que é

O Animation Shop possibilita a inserção de textos com diversos efeitos.
Para entender melhor esta ferramenta, vejamos um caso onde a animação é
composta por dois frames, sendo cada frame uma foto:


Duas fotos...


Formando esta an ação (com dois frames):
Poderíamos colocar em cada um desses frames um texto com efeito. Um possível
resultado seria o seguinte:


Fazendo isto, o Animation Shop automaticamente cria mais frames na animação,
de modo a exibir o efeito de forma animada. O número de novos frames
criados depende do efeito escolhido. Portanto, muitos efeitos nas animações
causam arquivos muito grandes e, conseqüentemente, mais lentos para serem
carregados em uma homepage.


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Inserindo

Para inserir textos com efeito em um frame, primeiramente selecione-o com o
mouse Depois, clique, na barra de menus, no item Effects e escolha Text
Transitions. Você verá uma janela como esta, na qual será digitado o texto a ser
inserido, escolhido o efeito desejado, definido cores, posições e outros ajustes.
Após definir todas as configurações desejadas, clique em Ok e o Animation Shop
criará automaticamente todos os frames necessários para montar o texto.



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Efeitos de Transição
Entendendo o que é

O Animation Shop pode também criar efeitos de transição entre slides. Para
visualizarmos melhor esta ferramenta, vamos observar uma outra animação com
apenas dois frames:


Podemos então criar um efeito de transição entreestes dois frames, para assim
criar um efeito mais suave na trans possível resultado obtido seria este:


Ao fazer estes efeitos, o Animation Shop cria novos frames automaticamente.
Quanto mais efeitos inseridos numa animação, maior será o número de frames,
portanto, maior será o arquivo.


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Inserindo

Para inserir efeitos de transição em um frame, primeiramente selecione-o com o
mouse Depois, clique, na barra de menus, no item Effects e escolha Image
Transitions. Você verá uma janela como esta, na qual será digitado o texto a ser
inserido, escolhido o efeito desejado, definido cores, posições e outros ajustes.
Após definir todas as configurações desejadas, clique em Ok e o Animation Shop
criará automaticamente todos os frames necessários para montar o texto.



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O Optimization Wizard O que é?

O Animation Shop possui uma ferramenta de otimização que permite que se
especifique o nível da qualidade da imagem da animação versus o tamanho do
arquivo. Esta ferramenta é o Optimization Wizard, e é iniciada toda vez que uma
animação é salva. É possível também iniciar o Optimization Wizard a paritr do
menu File, item Optimization Wizard.

O Optimization Wizard é um assistente que, através de algumas etapas, solicitará
ao usuário as informações necessárias para configurar o arquivo.

Para navegar entre as etapas, basta utilizar os botões Avançar e Voltar existente
em todas as janelas do assistente. Clicando em Cancelar o Optimization Wizard

será cancelado em qualquer etapa do assistente.

Primeira Etapa

No primeiro passo do Optimization Wizard, informa-se qual será o tipo do arquivo
(Gif ou MNG). É necessário também informar se a animação a qual se está
trabalhando será substituída pela otimizada ou se uma nova animação será
criada.



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Segunda Etapa

Ao otimizar uma animação, você pode escolher entre preservar a qualidade das
imagens envolvidas e, conseqüentemente, obter um arquivo de tamanho maior, ou
comprometer um pouco a qualidade das imagens para obter um arquivo de
tamanho reduzido. Existem quatro níveis de otimização a serem escolhidos, e
para cada nível são exibidos os respectivos detalhes.
O botão Customize permite que se altere detalhes da otimização.



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Terceira Etapa

A terceira etapa apenas monitora a otimização do arquivo.



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Quarta Etapa

Na quarta e última etapa do Optimization Wizard é exibidodetalhes sobre a
animação criada. Estes detalhes são especialmente úteis para disponibilização da
animação na Internet. Para concluir o trabalho do assistente, basta clicar em
Concluir.

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